top of page
Buscar
  • Foto do escritorAssessoria de Imprensa

Etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica ocorre com sucesso em Barueri

No último sábado, dia 8, ocorreu no CAP (Centro de Aprimoramento de Professores) de Barueri a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2024 com a participação de vários municípios da Grande São Paulo, do interior e do litoral. Uma exposição de vários trabalhos de alunos do Projeto Sala Maker em 3D, da Secretaria de Educação, davam pista da magnitude que seria o evento.


As centenas de amigos e familiares que foram torcer pelos seus prodígios, além de ver uma impressora 3D funcionando em tempo real, puderam se deleitar com várias atrações gratuitas: Pula-Pula e Bubble House com balões esvoaçantes, Cabine do Infinito (sala com seis espelhos que faz com que as imagens se sobreponham) e Salão de Jogos Virtuais. A Secretaria de Saúde mandou uma ambulância e uma profissional de saúde para quaisquer eventualidades.


“Nosso objetivo é promover a educação científica e tecnológica, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscamos incentivar o interesse dos jovens pela Robótica e pelas ciências exatas; destacar Barueri como um polo de inovação e desenvolvimento educacional de referência e também o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o século XXI”, revela Ricardo Soares, diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação de Barueri.


A competição

A quadra poliesportiva do CAP ficou dividida em duas partes. Numa delas, as equipes puderam fazer os últimos ajustes em seus robôs. Era como se fosse um box da Fórmula 1. Chamava a atenção a quantidade de ferramentas manuais (chave de fenda, alicate etc.) e elétricas (parafusadeira, ferro de solda etc.) dos competidores. Os mestres, os pais e os amigos não puderam acessar a área nem dar instruções da parte externa.


Independentemente do número de integrantes de cada equipe dos níveis 1 e 2, somente um competidor entrava na área da prova, onde três juízes determinavam o trabalho a ser executado pelo robô autônomo que eles próprios desenvolveram, ajustaram e testaram. Os competidores tinham direito a três tentativas para cada tarefa e um tempo total de cinco minutos.


Foram classificados para a etapa estadual da OBR, que deverá ocorrer em agosto deste ano na FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), em São Bernardo do Campo (SP), as equipes de Campinas, São Vicente e Caieiras.


Barueri obteve as melhores classificações com as seguintes equipes:

Knights (9º lugar). Integrantes: Diogo Jose Pereira da Silva, Eduardo Melo Gimenes e Manuella de Souza Andrade;


Ártemis (10º andar). Integrantes: Ana Leticia Reis Mendes, Carlos de Moura Silva, Kelvin Felipe Souza Domingues e Samuel José Alves da Silva.





3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page