top of page
Buscar
  • Assessoria de Imprensa

Dica da Assinco Cursos: Uso da tecnologia x Declaração de Imposto de Renda


A Assinco Cursos aproveita a ocasião em que empresas e pessoas físicas se preocupam com a sempre temida declaração de Imposto de Renda para dar dicas e destacar que a tecnologia também é um mecanismo dedicado ao processo de elaboração do IR pode evitar que os contribuintes caiam na malha fina.

Foi dada a largada para a entrega do da declaração do Imposto de Renda. Até o final de abril, mais de 29 milhões de contribuintes deverão finalizar e entregar o documento. De acordo com recente matéria publicada pela revista Exame, o cruzamento de informações cada vez mais acirrado entre o cadastro da Receita Federal com empresas privadas e outros órgãos (governos federal, estaduais e municipais), e o consequente aumento do risco de a declaração cair na malha fina, tem levado um número cada vez maior de contribuintes a buscar empresas contábeis para a elaboração da declaração do IRPF com mais segurança.

A fim de evitar a sobrecarga das empresas contábeis, já que todo o volume de declarações se concentra no primeiro trimestre do ano, algumas ferramentas são essenciais para auxiliar esta tarefa com agilidade de forma segura e consistente, evitando a entrega do documento com erros de preenchimento ou, pior ainda, com informações imprecisas que podem levar o contribuinte à malha fina.

Ciente deste cenário, a Wolters Kluwer – Unidade de Negócios Fiscal e Contábil no Brasil antecipou o lançamento do Prosoft Analir One já para o final de 2017. Líder de mercado, a solução vem sendo utilizada há 16 anos pela grande maioria das empresas contábeis para gestão de patrimônio e declaração do Imposto de Renda de seus clientes. Uma vez instalada, acessa automaticamente a base do programa da Receita Federal e permite ao usuário fazer uma análise comparativa do movimento do caixa dentro do próprio ano-base e dos últimos cinco anos, com a possibilidade de gerar gráficos destacando essas análises.

Com relatórios mais visuais e preditivos para uma melhor conferência de dados, a tecnologia oferece precisão de resultados compatíveis com os cálculos da Receita Federal. Entre os seus diferenciais, está a possibilidade de o usuário fazer simulações para verificar qual é a melhor forma para entregar a sua declaração. A solução permite, por exemplo, unir ou separar declarações de casais ou dependentes a fim de verificar qual seria a melhor opção para o contribuinte. “Quanto antes o contribuinte iniciar a elaboração da sua declaração do IRPF, mais tempo hábil ele terá para fazer checagens e corrigir erros que podem inclusive impedir a entrega do documento gerando multas pelo atraso, assim como ajustar informações incorretas ou imprecisas que podem cair na malha fina”, destaca Roberto Regente Jr., CEO da Wolters Kluwer – Unidade de Negócios Fiscal e Contábil no Brasil.

Mesmo após a exportação para a Receita Federal, o Prosoft Analir One continua a sua análise para acompanhar a situação da declaração do IRPF. Segundo Regente, esta solução é capaz de avaliar, em poucos segundos, o histórico patrimonial e fluxo de caixa do contribuinte e projetar declarações futuras com simulações financeiras, eliminando de vez as inseguranças. “Trata-se de uma solução segura, eficiente e confiável que otimiza a elaboração e entrega de declarações do IRPF e, ao mesmo tempo, gera um ganho em performance e diferencial de serviço”.

Nos últimos anos, mais da metade das declarações do IRPF foram entregues de última hora segundo dados do Sindicato das Empresas de Contabilidade e de Assessoramento do Estado de São Paulo (Sescon – SP). “O sistema da Receita Federal é atualizado todos os anos e os cruzamentos são cada vez mais sofisticados, flagrando inconsistências que poderiam ser evitadas ou previstas e solucionadas”, conclui Regente.

Sobre a Wolters Kluwer A Wolters Kluwer N.V. (AEX: WKL) é líder global em serviços de informação e soluções para profissionais nos setores de saúde, fiscal e contabilidade, risco e compliance, finanças e jurídico. Ajudamos nossos clientes a tomar decisões críticas todos os dias, fornecendo soluções especializadas que combinam um profundo conhecimento de domínio à tecnologia e serviços especializados.

A Wolters Kluwer registou, em 2016, uma receita de € 4,3 bilhões. Sediada em Alphen aan den Rijn, na Holanda, a empresa atende clientes em mais de 180 países, mantém operações em mais de 40 países e emprega 19 mil pessoas em todo o mundo.

A Wolters Kluwer Tax & Accounting é líder em soluções de software, e com sua expertise ajuda profissionais fiscais, contábeis e de auditoria a observar complexas regulações e legislações, a gerenciar negócios e a aconselhar clientes com rapidez, precisão e eficiência. Localmente, a Wolters Kluwer, Unidade de Negócios Fiscal e Contábil no Brasil ajuda seus clientes em processos para tomadas de decisões críticas, com redução de custos e ganho em produtividade.

Para mais informações sobre nossas soluções e sobre a organização, acesse http://www.wolterskluwer.com e Twitter, Facebook, LinkedIn, e YouTube. Para as soluções brasileiras, acesse http://www.wolterskluwer.com.br.

Mais informações sobre tecnologia e os mais avançados cursos que a Assinco Cursos oferece pelo site www.assinco.com.br

29 visualizações0 comentário
bottom of page